Tabelas - Vitaminas e Minerais


As vitaminas e os minerais

Os nutrientes

Nutrientes são os elementos nutritivos que compõem, como num puzzle, os alimentos que ingerimos. No decurso da digestão o puzzle é separado em elementos cada vez mais pequenos. As diferentes peças separadas são absorvidas pelo intestino e passam para a circulação geral, ocupando os lugares ou as funções específicas, trabalhando em conjunto.

Para se ser saudável e resistente, para se crescer e desenvolver plenamente, a nossa alimentação deve fornecer-nos todos os dias representantes das grandes famílias de nutrientes: proteínas*, lípidos*, glícidos*, vitaminas e sais minerais. A água é-nos igualmente indispensável. Estes nutrientes devem contribuir em proporções adequadas para o equilíbrio da alimentação.

* Proteínas: nutrientes de construção (carne, peixe, ovos, lacticínios)

* Lípidos: energia de reserva (gorduras)

* Glícidos: energia corrente (cereais, leguminosas, fruta, produtos açucarados)

Como numa orquestra, a execução de uma actividade é harmoniosa quando os instrumentos estão presentes e são fiéis à sua partitura.
Na alimentação não existe um alimento principal, deve sim existir uma contribuição dos nutrientes em quantidade ideais. É necessário que todos estejam presentes para que tudo se processe em equilíbrio.

Vitaminas e minerais

As vitaminas e os sais minerais são nutrientes que o organismo necessita em quantidades muito pequenas, por isso são chamados de micronutrientes. No entanto, se o nosso corpo não receber essas minúsculas quantidades destes micronutrientes, a saúde ficará comprometida já que eles são fundamentais para a regulação de variados processos internos, são indispensáveis ao crescimento, ao bom funcionamento do organismo e ao equilíbrio em geral.

Por isso a alimentação desempenha um papel tão importante como forma de obter estes auxiliadores da saúde.

As vitaminas e os sais minerais estão abundantemente distribuídos na natureza, por isso, podemos encontrá-los em praticamente todos os alimentos (animais e vegetais), ainda que de forma muito desigual. Daí a importância de fazer uma alimentação diversificada que inclua uma vasta gama de produtos alimentares de todos os grupos.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar