Receitas Saudáveis - Vegetarianas


Beringelas gratinadas com queijo fresco

Experimente esta receita de beringelas, que apesar de não serem muito utilizadas entre nós, apresentam muitas aplicações na culinária e são pobres em calorias. Adicionando queijo fresco, obtém uma refeição ligeira e muito nutritiva.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 beringelas médias

2 cebolas grandes

4 dentes de alho

3 tomates maduros e grandes

3 colheres de sopa de azeite

4 queijinhos frescos pequenos

1 colher de sopa cheia de oregãos

1 colher de sopa de pão ralado

Sal a gosto

Preparação:

1º Corte as beringelas ao meio, no sentido longitudinal, e retire cuidadosamente a parte central da beringela, com uma colher ou uma faca, de modo a formar uma concha para o recheio.

2º Disponha as beringelas num tabuleiro anti aderente, com a parte aberta virada para cima. Leve ao forno previamente aquecido, durante cerca de 20 minutos.

3º Pique a cebola e o alho bem fininhos, e refogue ligeiramente no azeite quente, sem deixar alourar. Adicione logo de seguida os tomates, cortados em cubos pequenos e sem peles. Mexa e deixe cozer um pouco. Junte a polpa da beringela (que retirou anteriormente do centro) e os orégãos, e deixe cozer em lume brando.

4º Amasse os queijinhos frescos e quando o preparado anterior estiver cozido, retire do lume, deixe arrefecer e junte a massa dos queijos, misturando muito bem.

5º Reparta esta mistura pelas cavidades das beringelas. Polvilhe a superfície com pão ralado. Leve ao forno a gratinar, durante cerca de 25-30 minutos, em lume brando.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar