Receitas Saudáveis - Vegetarianas


Gelatina de maçã com passas

Esta é uma forma diferente de comer maçã, na forma de gelatina. É uma sobremesa leve, saborosa e refrescante, feita à base de ágar-ágar — um produto similar à gelatina. Extraído de algas marinhas, o ágar-ágar possui alto valor proteico e é extremamente saudável. A maçã, dado o seu elevado teor em fibras solúveis (pectina em especial), pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Sobremesa adequada para vegans.

Ingredientes (para 10 pessoas):

  • 2 kg de maçã Royal Gala (ou outra qualidade docinha)
  • Sumo de 2 limões
  • 5 colheres de sopa de sultanas (sem grainha)
  • 1 colher de sopa (cheia) de alga agar-agar

Preparação:

1º Descasque as maçãs e corte-as em pedaços. Coloque num tacho e regue com o sumo de limão. Leve o tacho ao lume, em fogo alto e, quando a maçã começar a libertar alguma água, reduza o lume e tape. Vá mexendo frequentemente.

2º Quando sentir que os pedaços de maçã começam a ficar bem cozidos e a desfazer-se, acrescente as sultanas. Com a ajuda de uma colher de pau desfaça a maçã para que encontre apenas pequenos pedaços na gelatina pronta.

3º Acrescente cerca de 2,5-3 dl de água ao puré, deixe levantar fervura e, nessa altura, junte o agar-agar. Mexa e deixe ferver durante 5-7 minutos.

4º Coloque num recipiente (com cerca de 5 cm de altura para poder mais tarde cortar em fatias) e deixe arrefecer. Quando estiver morno leve ao frigorífico (para dar consistência).

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar