Receitas Saudáveis - Vegetarianas


Assado de amêndoas e caju

As oleaginosas como a amêndoa e o caju são boas fontes de proteínas vegetais e de gorduras insaturadas. Apesar de serem alimentos muito calóricos, fornecem nutrientes muito saudáveis. Excelente prato para servir no seu Natal vegetariano.

Beringelas gratinadas com queijo fresco

Experimente esta receita de beringelas, que apesar de não serem muito utilizadas entre nós, apresentam muitas aplicações na culinária e são pobres em calorias. Adicionando queijo fresco, obtém uma refeição ligeira e muito nutritiva.

Bolo de cenoura

Um momento doce acompanhado de muito betacaroteno, para o prazer da boca e a saúde dos olhos.

Bolo de frutos secos

Este bolo tem um elevado valor nutritivo e energético, apesar de não conter açúcar nem gordura, de adição. É rico ainda em fibra, vitaminas, minerais e proteínas. É uma saudável sugestão para um momento doce.

Bolonhesa de soja

Esta receita de soja confundirá até os maiores defensores do consumo de carne, dada a semelhança com a bolonhesa tradicional, em aspecto e sabor.

Broas vegan

Como o Natal é sinónimo de petiscar, faça-o da forma mais saudável. Boas festas!!

Creme de milho doce

Para os apreciadores de milho, esta sobremesa pode ser um pedaço do paraíso! Nutricionalmente rica em amido mas pobre em açúcar simples, este creme tem ainda um vasto leque de vitaminas do complexo B.

Cuscuz com vegetais

O cuscuz é um cereal rico em hidratos de carbono (amido) e niacina (vitamina B3). Ao juntar um alimento proteico a este prato de cuscuz com vegetais, obtém uma refeição completa nos vários nutrientes.

Doce de Natal

Um doce de abóbora servido com requeijão. Saúde servida com muita doçura, para que esta quadra natalícia seja relembrada.

Embrulhos de tofu e seitan

Nesta receita combinam-se dois alimentos vegetais excepcionalmente ricos em proteínas, o tofu e o seitan. É isenta de gorduras saturadas mas muito rica em sabor e nutrientes preciosos.

Gelatina de maçã com passas

Esta é uma forma diferente de comer maçã, na forma de gelatina. É uma sobremesa leve, saborosa e refrescante, feita à base de ágar-ágar — um produto similar à gelatina. Extraído de algas marinhas, o ágar-ágar possui alto valor proteico e é extremamente saudável. A maçã, dado o seu elevado teor em fibras solúveis (pectina em especial), pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Hambúrgueres de beringela

Estes hambúrgueres são assados no forno e a única gordura que têm é a do queijo ralado. São por isso uma excelente alternativa aos hambúrgueres comuns.

Jardineira de soja

Da tradicional jardineira de carne, passe para uma variante vegetariana, em que a carne é substituída pelos cubos de soja. Experimente!

Panquecas integrais com espinafres e queijo

Vão bem como entrada de uma refeição ou como prato principal em si. Boa fonte de fibra, ácido fólico, proteína e muitos fitoquímicos. Muito fáceis também de fazer!

Pesto

De sabor intenso a manjericão, este molho é uma forma muito saudável e irresistível de acompanhar uma bela massa. Experimente.

Picadinho de soja “ao miso”

Mais uma forma de cozinhar a soja, de modo rápido e com um resultado delicioso.

Salada fria de beringelas

Apesar de ser trabalhosa na preparação dos ingredientes, aprecie esta receita pelo menos uma vez na vida!! Pode servir como entrada e acompanhada de pão, ou então como salada no prato.

Salada russa de massa

Em oposição à tradicional salada russa com atum, batata e maionese, fica a sugestão para algumas alterações ao prato tradicional.

Seitan com abóbora e batata-doce

O seitan é feito a partir da proteína do trigo, o glúten, e constitui a base proteica desta refeição.

Sobremesa de aveia com fruta

Esta nutritiva sobremesa pode muito bem servir de pequeno-almoço ou lanche, dada a sua variedade de ingredientes e riqueza em nutrientes.

Suflé de cenoura com gengibre

Preparados em taças individuais, estes pequenos suflés são uma ideia original e saborosa para ingerir este valioso legume.

Tofu "mexido" com cenoura

O tofu é um alimento derivado da soja, daí ser uma boa fonte de proteínas. A sua versatilidade permite que seja utilizado em diversas preparações culinárias, sempre com excelente resultado. Confira!

Tofu estufado

O tofu serve de base proteica a esta deliciosa refeição. Por ser rico em proteínas e pobre em gordura, constitui uma excelente alternativa à carne. O seu sabor delicado e textura macia e suave, agradarão certamente a quem ainda não experimentou este alimento.

Tofu no forno

O tofu representa a fracção proteica de uma refeição completa. Dada a sua versatilidade, o tofu pode ser utilizado em diversas preparações culinárias. Experimente mais esta.

Tomate recheado

De agradável aspecto e pobre em calorias, este prato pode servir como parte proteica de uma refeição principal que inclua um cereal e uma leguminosa.

Torta de arroz com tofu

Uma receita um pouco mais elaborada mas, ainda assim, fácil de fazer. Equilibrada em hidratos de carbono, proteínas e gordura, obterá uma refeição completa se acompanhar ainda com vegetais.

Tortilha de grão-de-bico

De excelente aparência e sabor, esta receita constitui uma refeição completa por si própria.

 

 

Topo Voltar