Receitas Saudáveis - Sopas


Creme de brócolos

Fique com a sugestão de uma sopa que é um verdadeiro baú de vitaminas, minerais, fibras, cálcio e proteínas. Uma vez que não é exclusivamente uma sopa de vegetais, pois contém o leite, fornece-lhe também uma quantidade apreciável de proteínas, constituindo uma refeição mais completa.

Comer um prato de sopa no início da refeição, é uma óptima forma de ingerir legumes, quase sem se dar conta. Tem a vantagem de todos os minerais e vitaminas serem aproveitados, pois a água de cozedura faz parte da sopa. Se habitualmente não ingere legumes a acompanhar o prato principal, então faça por comer sopa a todas as refeições.

Este creme de brócolos com leite é muito rico em cálcio, fornecido pelo leite, mas também pelos brócolos. Apresenta também um teor de proteínas apreciável, pelo que pode ser parte de uma refeição ligeira e completa, se acompanhada com 1 fatia de pão de mistura com queijo fresco e 1 peça de fruta.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 kg de brócolos frescos
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 litro de leite magro ou meio gordo
  • sal, pimenta e noz moscada, a gosto
  • 1 ovo cozido (facultativo)

Preparação:

1º Aqueça o azeite e junte a cebola e os alhos picados. Sem deixar alourar, adicione os brócolos bem lavados e cortados aos pedaços.

2º Envolva tudo e adicione o leite. Deixe cozer com o recipiente destapado.

3º Quando os brócolos estiverem cozidos retire do lume, e reduza a puré com a varinha mágica. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

4º Sirva quente, e decore cada prato com 1 colher de sobremesa de ovo cozido bem picado.

Nota: Se não aprecia a creme muito grosso, adicione água a gosto.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar