Receitas Saudáveis - Sobremesas


Tiramisu

De elevado valor calórico mas de inigualável sabor, deixe-se tentar numa ocasião especial como o Natal, por esta cremosa sobremesa.

O queijo mascarpone, o açúcar e as gemas de ovo fazem desta sobremesa, uma iguaria a comer apenas uma vez por ano, tal é o seu valor calórico.

As gorduras saturadas do queijo e o colesterol da gema de ovo, tornam o tiramisu completamente desaconselhado a quem apresente níveis elevados de colesterol no sangue. No entanto, se é uma pessoa saudável, o seu organismo conseguirá sair ileso desta experiência! Bom apetite.

Ingredientes (12-15 pessoas):

  • 250 g de queijo mascarpone
  • 5 gemas
  • 3 claras
  • 150 g de açúcar em pó
  • 1 colher de sobremesa de açúcar baunilhado ou 1 pitada de baunilha
  • 400 g de palitos de “La Reine”
  • café amargo forte
  • 1 cálice de rum
  • cacau amargo em pó (para enfeitar)

Preparação:

1º Comece por fazer um café bem forte, de modo a estar frio quando for utilizado. A quantidade é a necessária para embeber os palitos, o que equivale a cerca de 7,5 dl a 1 litro de café. Não adicione açúcar ao café.

2º Bata muito bem as gemas com 100 g de açúcar e a baunilha, até obter um creme fofo. Junte depois aos poucos o mascarpone. Misture bem.

3º Bata as claras em castelo, com os restantes 50 g de açúcar, até ficarem bem firmes. Incorpore-as no creme do mascarpone, mexendo bem com uma colher de pau. Junte o rum

4º Junte o rum ao creme do mascarpone e mexa com uma colher de pau. De seguida, incorpore as claras em castelo neste creme, mexendo até obter um creme aveludado e homogéneo.

5º Embeba, um a um, (rapidamente, nem muito nem pouco) os palitos de “La Reine” no café frio e disponha-os no fundo de um pirex largo e grande, de modo a forrar toda a superfície. Coloque em cima uma camada do creme, e outra camada de palitos. Alterne as camadas enquanto tiver palitos e creme (depende do tamanho do pirex), terminando com este último.

6º Leve ao frigorífico e deixe repousar algumas horas (pode mesmo ser feito de véspera).

7º Antes de servir, polvilhe com cacau amargo em pó (ou chocolate granulado).

Sugestão: Retire o queijo mascarpone do frigorífico cerca de 30 minutos antes de começar a preparar a receita, de modo a ser mais fácil bate-lo.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar