Receitas Saudáveis - Refeições Completas e/ou Ligeiras


Tarte de alho francês

Esta tarte tem uma fina massa que contém no seu interior um verdadeiro tesouro: muitas vitaminas, sais minerais, fibra, proteínas e sem gordura saturada nem hidrogenada. Muito fácil de preparar.

Esta tarte constitui a parte proteica de uma refeição equilibrada, onde entre ainda outro acompanhamento rico em amido (arroz, massa, cuscuz ou outro cereal que prefira).

Os ovos fornecem-lhe proteínas de elevado valor biológico suficientes para uma refeição completa.

O alho francês é uma boa fonte de potássio e ácido fólico. Tem propriedades diuréticas o que o torna útil na eliminação de ácido úrico, e por isso um excelente alimento para quem sofre de gota ou artrite.

Ingredientes (4 pessoas):

  • 3 alhos franceses médios
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 5 dentes de alho
  • 1 lata de cogumelos laminados
  • 6 ovos
  • ½ embalagem de creme de soja culinária (substituto das natas)
  • Sal, noz-moscada, pimenta

Para a massa:

  • 7 colheres de sopa mal cheias de farinha de trigo integral
  • 7 colheres de sopa de água
  • 2-3 colheres de sopa de óleo de girassol/milho

Preparação:

1º Prepare os alhos franceses: corte-os em rodelas finas e lave-os muito bem. Escorra a água.

2º Numa frigideira larga de fundo anti aderente (ou num wok) deite o azeite e leve ao lume. Acrescente os alhos esmagados e mexa. Logo de seguida, e em lume alto, adicione os alhos franceses e mexa sem parar. Envolva-os no azeite e mantenha o lume alto durante alguns minutos. Tempere com sal e noz-moscada. Retire do lume assim que os legumes tenham reduzido um pouco de volume e, ao picar com o garfo, sentir que estão amolecidos. Junte os cogumelos e mexa.

3º Numa tigela, bata muito bem os ovos com um garfo e junte o creme de soja. Misture bem. Tempere com uma pitada de sal e pimenta a gosto.

4º Prepare a massa: junte a água à farinha, dentro de uma tigela, e mexa com uma colher de sopa. Envolva muito bem e se necessário acrescente água (a massa fica ligeiramente líquida, muito diferente da tradicional massa de tarte). Junte as 2 colheres de sopa de óleo e mexa.

5º A massa deverá ser, literalmente, barrada com os dedos numa forma redonda de tarte, com o cuidado obter uma massa de altura homogénea.

5º Na base da forma, barrada com a massa, despeje os alhos franceses e distribua uniformemente. Adicione os ovos batidos com o creme e não misture (deixe-os ficar à superfície dos alhos franceses).

6º Leve ao forno, a 175ºC, durante cerca de 30-35 minutos. Para ter a certeza que está pronto, espete no centro da tarte um palito de bolos, ou 1 garfo, e se sair limpo é porque está cozido.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar