Receitas Saudáveis - Carne, Peixe e Ovos


Salmão perfumado no forno

Esta forma de cozinhar o salmão enriquece-o em sabores frescos, sem necessidade de adição de gordura. Tem ainda a vantagem de ser muito fácil de preparar.

O consumo de peixe deve ser incentivado. Para além de ter o mesmo valor proteico da carne, apresenta a grande vantagem de ser diferente no que respeita à quantidade e qualidade das gorduras: o peixe tem em média menos gordura do que a carne, e por outro lado, a gordura presente do peixe é insaturada, sobretudo poliinsaturada do tipo ómega-3. Estas gordura são protectoras das doenças cardiovasculares.

A adição de uma grande variedade de ervas aromáticas frescas permite diminuir a quantidade de sal, uma vez que as ervas conferem ao peixe um enorme leque de sabores.

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 1 rabo de salmão com cerca de 800 g
  • 1 limão (sumo)
  • 1 raminho de mistura de ervas aromáticas frescas (salsa, coentro, cebolinho, alecrim e tomilho)
  • 2 dentes de alho “socados”
  • Sal, a gosto

Preparação:

1º Depois de arranjado, faça alguns golpes paralelos nos dois lados do rabo do salmão, de modo a que os temperos penetrem mais facilmente.

2º Corte, bem fininho, todas as ervas aromáticas e adicione-lhes o sal e os dentes de alho, misturando muito bem todos os ingredientes. Junte o sumo do limão e mexa.

3º Tempere o salmão com o molho anterior, esfregando-o nas reentrâncias dos golpes e em toda a superfície do peixe. Deixe repousar durante 2 horas.

4º Prepare uma folha de alumínio, cujo tamanho seja suficiente para embrulhar o salmão. Ponha um fiozinho de azeite na folha de alumínio e coloque o salmão em cima. Dobre a folha de forma a embrulhar o salmão, fechando as extremidades.

5º Coloque o embrulho num tabuleiro, e introduza no forno previamente aquecido. Deixe assar durante 35-40 minutos, em lume médio.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar