Receitas Saudáveis

Almôndegas de galinha

Engana-se quem pensa que a comida para um coração saudável é pouco saborosa, monótona e sem graça. Experimente esta receita com pouca gordura e muitas vitaminas, minerais, fibra e proteínas. As ervas aromáticas ajudam a que diminua no sal, mas não no sabor.

Arroz à Valenciana

Um prato principal completo e equilibrado em hidratos de carbono, proteínas e onde a escolha das carnes e frutos do mar vai no sentido de não conter muita gordura saturada.

Assado de amêndoas e caju

As oleaginosas como a amêndoa e o caju são boas fontes de proteínas vegetais e de gorduras insaturadas. Apesar de serem alimentos muito calóricos, fornecem nutrientes muito saudáveis. Excelente prato para servir no seu Natal vegetariano.

Bacalhau assado com molho vermelho

O bacalhau fresco tem pouco sal e é um peixe magro (com excepção do seu fígado, de onde é extraído o famoso “óleo de fígado de bacalhau”).

Bacalhau no forno com espinafres

A marcar presença na noite da Consoada, não podia deixar de estar o famoso bacalhau. Experimente mais uma receita para consumir este peixe tão carismático.

Batido de fruta

Os sumos de fruta fresca são tesouros de vitaminas antioxidantes e minerais, para além de contribuírem com bastante água para o organismo, tão importante nos dias quentes de verão.

Batido energético de fruta

As frutas típicas do verão são muito sumarentas o que é bastante demonstrativo da sabedoria da natureza… Faça uso dessas frutas e combine-as livremente em batidos e sumos de naturais.

Beringelas gratinadas com queijo fresco

Experimente esta receita de beringelas, que apesar de não serem muito utilizadas entre nós, apresentam muitas aplicações na culinária e são pobres em calorias. Adicionando queijo fresco, obtém uma refeição ligeira e muito nutritiva.

Bolo de banana

Mais uma prova de que um bolo caseiro pode ser uma opção possível e saudável para qualquer um. Experimente e sinta a leveza deste bolo feito sem farinha.

Bolo de cenoura

Um momento doce acompanhado de muito betacaroteno, para o prazer da boca e a saúde dos olhos.

Bolo de chocolate

Quem disse que o melhor bolo de chocolate do mundo tem que levar farinha?? Experimente este, onde a farinha é substituída por coco ralado. É extremamente fácil de fazer e coze rapidamente. Para um dia especial!

Bolo de figos secos

Como é inevitável adoçar a época natalícia, ao menos que o faça da forma mais saudável.

Bolo de frutos secos

Este bolo tem um elevado valor nutritivo e energético, apesar de não conter açúcar nem gordura, de adição. É rico ainda em fibra, vitaminas, minerais e proteínas. É uma saudável sugestão para um momento doce.

Bolo de milho

Para fazer num instante e com garantia de nutrientes preciosos. Muito agradável!

Bolo de queijo

Esta é uma versão pouco calórica e com pouca gordura do tradicional bolo de queijo. Rica em cálcio e com pouco açúcar adicionado, é uma sobremesa excelente para comer bem fresca nos dias de calor.

Bolonhesa de soja

Esta receita de soja confundirá até os maiores defensores do consumo de carne, dada a semelhança com a bolonhesa tradicional, em aspecto e sabor.

Broas vegan

Como o Natal é sinónimo de petiscar, faça-o da forma mais saudável. Boas festas!!

Cabrito assado com grelos

A carne de cabrito é fonte de preciosos nutrientes para além de estar simbolicamente associada ao Natal. Experimente esta receita.

Camarão em leite de coco

De fácil preparação, esta receita conta com um ingrediente pouco utilizado entre nós: o leite de coco. O sabor adocicado do leite de coco combina muito bem com o salgado suave dos camarões. Acompanha muito bem com arroz branco, bem soltinho. Experimente!

Canelones de ricota

Nos canelones, o que pode engordar, por ser muito calórico, são o recheio e o molho. Mas nesta receita esse aspecto foi tido em conta, e o sabor pode ser desfrutado sem pesos de consciência e outros...

Creme de beringelas

Uma sopa cremosa diferente da habitual sopa de legumes. Experimente mais esta forma de consumir beringelas, um legume bastante interessante do ponto de vista nutricional.

Creme de brócolos

Fique com a sugestão de uma sopa que é um verdadeiro baú de vitaminas, minerais, fibras, cálcio e proteínas. Uma vez que não é exclusivamente uma sopa de vegetais, pois contém o leite, fornece-lhe também uma quantidade apreciável de proteínas, constituindo uma refeição mais completa.

Creme de milho doce

Para os apreciadores de milho, esta sobremesa pode ser um pedaço do paraíso! Nutricionalmente rica em amido mas pobre em açúcar simples, este creme tem ainda um vasto leque de vitaminas do complexo B.

Creme de milho doce

Para os apreciadores de milho, esta sobremesa pode ser um pedaço do paraíso! Nutricionalmente rica em amido mas pobre em açúcar simples, este creme tem ainda um vasto leque de vitaminas do complexo B.

Cuscuz com vegetais

O cuscuz é um cereal rico em hidratos de carbono (amido) e niacina (vitamina B3). Ao juntar um alimento proteico a este prato de cuscuz com vegetais, obtém uma refeição completa nos vários nutrientes.

Delícias do mar com cogumelos

Muito rápida de preparar, esta entrada pode substituir os tradicionais petiscos de verão ao fim da tarde. Verão que é uma delícia!

Doce de abóbora

Este doce é menos doce do que aquele encontrado à venda. É óptimo como sobremesa, acompanhado com requeijão.

Embrulhos de tofu e seitan

Nesta receita combinam-se dois alimentos vegetais excepcionalmente ricos em proteínas, o tofu e o seitan. É isenta de gorduras saturadas mas muito rica em sabor e nutrientes preciosos.

Esparregado de nabiças

Excelente acompanhamento da refeição principal, com uma grande riqueza em sais minerais, vitaminas, fibras e fitoquímicos.

Gaspacho

O gaspacho constitui é refrescante sopa para os dias quentes de verão. Muito hidratante e pouco calórica, é uma refeição leve que se pode fazer acompanhar por ovos cozidos, atum ou sardinha em lata.

Gelatina de maçã com passas

Esta é uma forma diferente de comer maçã, na forma de gelatina. É uma sobremesa leve, saborosa e refrescante, feita à base de ágar-ágar — um produto similar à gelatina. Extraído de algas marinhas, o ágar-ágar possui alto valor proteico e é extremamente saudável. A maçã, dado o seu elevado teor em fibras solúveis (pectina em especial), pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Gelatina de maçã com passas

Esta é uma forma diferente de comer maçã, na forma de gelatina. É uma sobremesa leve, saborosa e refrescante, feita à base de ágar-ágar — um produto similar à gelatina. Extraído de algas marinhas, o ágar-ágar possui alto valor proteico e é extremamente saudável. A maçã, dado o seu elevado teor em fibras solúveis (pectina em especial), pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Hambúrguer de peru

Quem disse que os hambúrgueres estão proibidos numa dieta equilibrada? Se utilizar carnes magras e não fritar o hambúrguer, não há nenhuma razão para impedir o seu consumo.

Hambúrgueres de beringela

Estes hambúrgueres são assados no forno e a única gordura que têm é a do queijo ralado. São por isso uma excelente alternativa aos hambúrgueres comuns.

Jardineira de soja

Da tradicional jardineira de carne, passe para uma variante vegetariana, em que a carne é substituída pelos cubos de soja. Experimente!

Lasanha Maresia

Rica em frutos do mar (camarões, mexilhões e vieiras), esta lasanha tem uma opção de recheio muito saudável.

Lombinhos de peixe estufados

O consumo de peixe não tem que ser sinónimo de “dieta”, “sem sabor”, “cozido ou grelhado”…. Basta colocar a imaginação a funcionar e dar cor, sabor e saúde a este alimento, que tantos benefícios lhe podem trazer.

Lombo de porco com frutos secos

Como nesta quadra se reserva mais tempo para a cozinha, proponho uma receita que, embora demore algum tempo a ficar pronta, é extremamente fácil de executar. E o resultado compensa.

Maçã com aveia crocante

A maçã é uma fruta que se presta a variadíssimas preparações. Nesta receita as suas propriedades aliam-se às dos flocos de aveia na redução do colesterol. Deliciosa receita, a não perder!

Massa com molho de tomate e beringela

A massa é pobre em gorduras e este molho apenas a enriquece em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Uma refeição muito nutritiva e curiosamente ligeira.

Massa de milho aromática

Para poder variar os acompanhamentos amiláceos das suas refeições, fica a sugestão para uma massa de milho, bastante diferente das tradicionais massas de trigo duro.

Mousse de iogurte com frutas

Uma deliciosa sobremesa light, pobre em gorduras e com uma enorme riqueza em vitaminas, sais minerais e fibras. A frescura da fruta e a cremosidade do iogurte combinam na perfeição.

Mousse de melão

O melão é uma fruta pouco calórica apesar do que dizem as más-línguas! Nesta mousse mantêm-se as características do melão, sem alterar muito o valor calórico. Excelente sobremesa para quem se preocupa com o peso.

Mousse de pêssego

Uma sobremesa fresca e muito saborosa que poderá ser comida ocasionalmente. Um pouco calórica mas ainda assim com bastante riqueza nutricional.

Omelete de legumes

Se a um alimento tão precioso como o ovo, adicionar alguns legumes, obterá parte de uma refeição equilibrada, e muito saborosa. Para ficar completa, acompanhe com algum hidrato de carbono: arroz, batata ou massa.

Ovos mexidos com tomate

Os ovos têm uma proteína de excelente qualidade e não têm gorduras saturadas. O tomate é muito rico em licopeno e vitamina C (poderosos antioxidantes). A mistura fica muito saborosa e saudável.

Panquecas integrais com espinafres e queijo

Vão bem como entrada de uma refeição ou como prato principal em si. Boa fonte de fibra, ácido fólico, proteína e muitos fitoquímicos. Muito fáceis também de fazer!

Panquecas integrais com espinafres e queijo

Vão bem como entrada de uma refeição ou como prato principal em si. Boa fonte de fibra, ácido fólico, proteína e muitos fitoquímicos. Muito fáceis também de fazer!

Pesto

De sabor intenso a manjericão, este molho é uma forma muito saudável e irresistível de acompanhar uma bela massa. Experimente.

Pesto

De sabor intenso a manjericão, este molho é uma forma muito saudável e irresistível de acompanhar uma bela massa. Experimente.

Picadinho de soja “ao miso”

Mais uma forma de cozinhar a soja, de modo rápido e com um resultado delicioso.

Pimentos recheados com carne

Fica a sugestão para comer carne de uma forma diferente e saudável. Os olhos também comem, e o aspecto desta receita é muito agradável.

Porco à tropical

A carne de porco tem ganho prestígio pelas suas características nutritivas e pelo seu sabor. Nesta receita, uma saborosa marinada e a cozedura rápida tornam a carne muito suculenta.

Salada agridoce

Uma refrescante salada que combina a frescura da fruta e dos legumes. Tudo o que queremos num dia quente de verão e que, ainda por cima, não compromete a linha.

Salada completa

Uma prática e nutritiva salada que pode preparar em poucos minutos. Deliciosa e muito saudável, não deixe de experimentar!

Salada de polvo

Os petiscos não são todos calóricos ou pouco saudáveis. Este é um exemplo disso. Pode também constituir parte de refeição completa.

Salada de salmão, laranja e abacate

Para quem recusa a ideia de comer peixe cru, fica o convite para saborear este delicioso prato de salmão, marinado em sumo de laranja. Coma sem preconceito e bom apetite!

Salada fria de beringelas

Apesar de ser trabalhosa na preparação dos ingredientes, aprecie esta receita pelo menos uma vez na vida!! Pode servir como entrada e acompanhada de pão, ou então como salada no prato.

Salada fria de beringelas

Apesar de ser trabalhosa na preparação dos ingredientes, aprecie esta receita pelo menos uma vez na vida!! Pode servir como entrada e acompanhada de pão, ou então como salada no prato.

Salada fria de peixe

Para os que não apreciam muito o peixe, esta receita pode ser uma boa alternativa, já que este se encontra desfiado e “disfarçado”! Óptimo para os mais pequenos pois não tem espinhas.

Salada fria de peixe

Para os que não apreciam muito o peixe, esta receita pode ser uma boa alternativa, já que este se encontra desfiado e “disfarçado”! Óptimo para os mais pequenos pois não tem espinhas.

Salada russa de massa

Em oposição à tradicional salada russa com atum, batata e maionese, fica a sugestão para algumas alterações ao prato tradicional.

Salmão perfumado no forno

Esta forma de cozinhar o salmão enriquece-o em sabores frescos, sem necessidade de adição de gordura. Tem ainda a vantagem de ser muito fácil de preparar.

Sanduíche Completa

Muitas vezes, o tempo não chega para mais do que uma sanduíche rápida. Mas saiba que esta opção pode ser mais saudável do que muitas refeições “completas”.

Seitan com abóbora e batata-doce

O seitan é feito a partir da proteína do trigo, o glúten, e constitui a base proteica desta refeição.

Sobremesa de aveia com fruta

Esta nutritiva sobremesa pode muito bem servir de pequeno-almoço ou lanche, dada a sua variedade de ingredientes e riqueza em nutrientes.

Sonhos de abóbora

Estes sonhos têm como principal ingrediente a abóbora, aumentando dessa forma o seu valor nutricional.

Sonhos de Natal

Os tradicionais sonhos de Natal, permitidos em ocasiões especiais como esta. Experimente esta receita!

Sopa de bacalhau

Esta sopa de bacalhau aconchega uma noite fria de Inverno e é o suficiente para um jantar ligeiro.

Sopa de batata-doce

Uma sopa deliciosa e nutritiva, cuja textura cremosa nos leva a crer que tem natas ou outro lacticínio. No entanto, é um puro creme de legumes.

Sopa de grão e abóbora com espinafres

Comer sopa é um hábito fundamental numa alimentação saudável. A variedade de vegetais que é possível incluir numa sopa torna-a uma verdadeira fonte de saúde. Use e abuse!

Stogonoff de lulas

Um prato que fica sempre bem acompanhado por arroz branco, constituindo uma refeição equilibrada.

Strogonoff de camarão

Nesta receita retiramos os ingredientes que normalmente transformam este prato numa proibição para quem está de dieta. A “linha” agradece e o paladar não é esquecido!

Suflé de cenoura com gengibre

Preparados em taças individuais, estes pequenos suflés são uma ideia original e saborosa para ingerir este valioso legume.

Tarte de alho francês

Esta tarte tem uma fina massa que contém no seu interior um verdadeiro tesouro: muitas vitaminas, sais minerais, fibra, proteínas e sem gordura saturada nem hidrogenada. Muito fácil de preparar.

Tiramisu

De elevado valor calórico mas de inigualável sabor, deixe-se tentar numa ocasião especial como o Natal, por esta cremosa sobremesa.

Tofu "mexido" com cenoura

O tofu é um alimento derivado da soja, daí ser uma boa fonte de proteínas. A sua versatilidade permite que seja utilizado em diversas preparações culinárias, sempre com excelente resultado. Confira!

Tofu estufado

O tofu serve de base proteica a esta deliciosa refeição. Por ser rico em proteínas e pobre em gordura, constitui uma excelente alternativa à carne. O seu sabor delicado e textura macia e suave, agradarão certamente a quem ainda não experimentou este alimento.

Tofu no forno

O tofu representa a fracção proteica de uma refeição completa. Dada a sua versatilidade, o tofu pode ser utilizado em diversas preparações culinárias. Experimente mais esta.

Tomate recheado

De agradável aspecto e pobre em calorias, este prato pode servir como parte proteica de uma refeição principal que inclua um cereal e uma leguminosa.

Torta de arroz com tofu

Uma receita um pouco mais elaborada mas, ainda assim, fácil de fazer. Equilibrada em hidratos de carbono, proteínas e gordura, obterá uma refeição completa se acompanhar ainda com vegetais.

Tortilha de grão-de-bico

De excelente aparência e sabor, esta receita constitui uma refeição completa por si própria.

 

 

Topo Voltar