Nutrição Geral

Doce de Natal

Um doce de abóbora servido com requeijão. Saúde servida com muita doçura, para que esta quadra natalícia seja relembrada.

Apesar de ser uma sobremesa bastante calórica, devido ao açúcar e à gordura do requeijão, tem, contudo, excelentes propriedades nutritivas. A abóbora é rica em betacaroteno, um potente antioxidante que protege as suas células. O requeijão é rico em proteínas e cálcio, dois nutrientes sempre bem vindos.

Receita lacto-vegetariana

Ingredientes (10-12 pessoas):

  • 3 kg de abóbora menina
  • 500 g de açúcar mascavado
  • 2 paus de canela
  • 6 requeijões
  • 100 g de amêndoas peladas

Preparação:

1º Retire a casca e as pevides e corte a abóbora em bocadinhos. Introduza num tacho com o fundo espesso e junte o açúcar e os paus de canela. Deixe cozer em lume brando até fazer ponto de estrada (quando passa a colher de pau no fundo do tacho e fica uma espécie de “caminho” ou estrada, a ver-se o fundo do tacho). Retire do lume e deixe arrefecer.

2º Esmague os requeijões com um garfo, de modo a obter uma pasta lisa. Junte-lhes as amêndoas, cortadas em lâminas finas e torradas.

3º Divida o preparado de requeijão em 12 porções e coloque, uma a uma, num guardanapo de pano para poder moldar uma bola.

4º Deite o doce de abóbora em taças pequenas e coloque uma bola de requeijão no centro.

5º Sirva com um pau de canela em cada taça e bom apetite!

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar