Nutrição Geral - Nutrição Clínica


Mantenha a saúde da sua próstata

Tem sido reconhecido que muitos problemas de saúde dos homens, nomeadamente o risco de doenças da próstata e de infertilidade, podem ser afectados pelo consumo regular de certos alimentos.

O cancro da próstata parece ter uma incidência mais elevada no Ocidente do que na China ou no Japão. As diferenças dos hábitos alimentares sugerem que a alimentação oriental, rica em estrogénios vegetais, possa ajudar a proteger contra este tipo de cancro.

Por curiosidade, os níveis de estrogénios vegetais no sangue dos homens japoneses, são 110 vezes mais elevados do que os do sangue dos homens que praticam uma alimentação do estilo ocidental.

A glândula da próstata segrega líquido prostático, um fornecedor de nutrientes e hormonas para o sémen, de modo a que os espermatozóides sejam mantidos em boas condições e consigam movimentar-se no aparelho genital feminino.

As doenças que podem afectar a próstata vão de uma inflamação ou infecção da glândula, a hiperplasias que podem ou não ser benignas.

O que pode fazer para minimizar os riscos?

Apesar de não haver fórmulas mágicas que garantam que não sofrerá de problemas da próstata, nomeadamente de cancro, pode tomar determinadas medidas no sentido de reduzir o risco e até a diminuição da progressão da doença.

Os três passos mais importantes para manter a saúde da próstata – e a saúde de uma forma geral - são alimentar-se correctamente, manter-se fisicamente activo e consultar o seu médico regularmente.

Está bem estudada a relação que existe entre dietas ricas em gorduras saturadas e o risco de desenvolver cancro da próstata, entre outros. Assim, uma atitude consciente e moderada face aos alimentos, limitando ingestão de alimentos ricos em gordura (*) e, simultaneamente, aumentando o consumo de fruta, vegetais e cereais integrais ricos em fibras, poderá ajudá-lo a diminuir o risco

Os feijões de soja e outros seus derivados (tofu, leite de soja, soja texturizada, etc.) são ricos em isoflavonas e linhanos. Estes estrogénios vegetais, por imitarem os estrogénios humanos, parecem ter um efeito protector nas afecções benignas da próstata, ao reduzirem o efeito das hormonas masculinas (testosterona).

Os peixes gordos como a sardinha, o salmão, a cavala e a sarda, entre outros, são ricos em ácidos gordos ómega-3, substâncias que podem ajudar a reduzir a inflamação da próstata. Estes ácidos gordos são transformados em prostaglandinas que possuem uma reconhecida acção anti-inflamatória.

As sementes de linho são igualmente excelentes fontes de gorduras da série ómega-3, pelo que é benéfico inclui-las diariamente na alimentação. Para além disso, são a maior fonte de linhanos que se conhece, tendo estas substâncias um elevado potencial na prevenção do cancro.

Alimentos ricos em licopeno, um poderoso antioxidante, podem ajudar a reduzir o risco de cancro da próstata. As maiores fontes de licopeno são os tomates crus ou cozinhados, em molho ou concentrados de tomate, os citrinos, a melancia, a goiaba, etc.

Um grupo de legumes conhecidos como brassicáceas, onde se incluem os brócolos, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve-roxa, repolho e nabos, fornecem muitas vitaminas antioxidantes e fitonutrientes, de onde se destacam os indóis. Estas substâncias parecem diminuir a actividade de enzimas que estão associadas a problemas da próstata.

As bagas de serenoa repens contêm substâncias que parecem inibir a actividade de enzimas relacionadas com o inchaço da glândula da próstata, em pessoas com hiperplasia benigna da próstata. A serenoa repens pode ser tomada na forma de suplemento alimentar.

Pensa-se que os polifenóis existentes no Chá Verde possam ajudar na luta contra o cancro da próstata. No entanto, mais investigação é necessária para mostrar os seus reais benefícios.

(*) Entenda-se por alimentos ricos em gordura uma grande variedade de alimentos que inclui, as gorduras de forma visível como a manteiga, a banha, os óleos, e as gorduras que se encontram de forma dissimulada em alimentos como a carne e os queijos gordos, os pastéis, folhados, bolachas, molhos, maionese, entre muitos outros.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar