Nutrição Geral - Emagrecimento


Emagrecer sem pressas

O Verão chegou e, nesta altura do ano, milhares de pessoas resolvem fazer dieta. E o próximo ano será idêntico: as mesmas pessoas continuarão a fazer a dieta da moda. E é bom dizer que, a cada ano que passa, a balança custa mais a baixar e a saúde é cada vez menor. Adopte uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, e mantenha-os ao longo da sua vida.

São inúmeras as dietas aconselhadas e anunciadas para perder peso, de forma rápida, fácil e ....inútil! De que serve perder 10 kg num mês, recorrendo à dieta da lua, da sopa, das maçãs ou das cenouras, se quando voltar a comer normalmente, irá recuperar todos os quilos perdidos, e porventura mais alguns?

É que, entretanto, o peso que perdeu foi essencialmente peso de água e massa muscular, o que provoca uma diminuição do metabolismo basal. O seu corpo, perante uma escassez de alimentos (energia), passa a trabalhar de forma mais económica, para sobreviver.

Como funcionam as dietas rápidas?

O princípio presente na maioria das dietas rápidas de emagrecimento é a quase ausência de alimentos ricos em hidratos de carbono (conhecidos também como amidos ou açúcares de absorção lenta) como o pão, as massas, o arroz e as leguminosas, e um consumo elevado de alimentos magros e ricos em proteínas (leite e derivados magros, carnes magras como as aves, peixe), acompanhados por muitos legumes e alguma fruta.Como esta alimentação fornece uma quantidade muito reduzida de alimentos energéticos, à sensação de fome que surge frequentemente, segue-se um ataque desenfreado aos bolos e açúcar. É o corpo a gritar por Glucose!

Seja sensato e equilibrado...

Independentemente da quantidade total de calorias que ingere, deve respeitar a proporção em que os nutrientes entram na alimentação, mesmo quando faz uma dieta hipocalórica. Lembre-se que cerca de 55 a 60% da energia deve ser fornecida pelos hidratos de carbono, 25 a 30% pelas gorduras, e 12 a 15 % pelas proteínas.
Na maioria das vezes, engordamos porque comemos mais do que precisamos, ou seja, recebemos muita energia através dos alimentos e gastamos pouca energia em actividade física. O emagrecimento deve ser lento para resultar a longo prazo.

Para o orientar no planeamento das suas escolhas alimentares diárias, relembre estas máximas:

- Coma diariamente leite e derivados (queijo e iogurtes) magros ou meio gordos, no mínimo 0,5 litro;

- Coma cerca de 3 peças de fruta por dia;

- Coma vegetais e legumes, sob a forma de sopa nas duas refeições principais, e como acompanhamento do prato principal, crus ou cozidos;

- Utilize preferencialmente o azeite para temperar em cru e para cozinhar, em relação às outras gorduras de adição;

- Coma alternadamente carne, peixe ou ovos ao almoço e jantar, dando preferência ao peixe, e evitando as variedades de carne gorda (prefira frango e peru sem a pele, avestruz, coelho, partes do porco magras). Evitar que estes alimentos sejam fritos ou cozinhados com muita gordura;

- Inclua em todas as refeições, quantidades moderadas de alimentos ricos em amidos, como o arroz, a massa, as batatas cozidas, as leguminosas. O pão ou cereais de pequeno almoço podem ser comidos ao pequeno almoço ou lanche (o cuidado deve ser dado ao que coloca no pão!);

- Beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia;

- Evite passar mais de 3 horas e meia sem comer.

- Elimine ou reduza alimentos muito calóricos como bolos, bolachas, chocolates, croissants, donnuts, salgadinhos, folhados, charcutaria, alimentos fritos (batatas, bifes, rissois, etc.), manteiga, queijos gordos, maionese, molhos gordos, refrigerantes e bebidas alcoólicas (o álcool tem muitas calorias), etc.

A prática exercício físico aeróbio (correr, andar de bicicleta, nadar, andar a pé com passo rápido ,etc.) pelo menos 3 vezes por semana, é fundamental para aumentar o gasto de energia e manter a massa muscular. Acredite que, para emagrecer definitivamente e manter um peso estável, deve adquirir hábitos alimentares saudáveis, praticar exercício físico, e mantê-los para sempre.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar