Nutrição Geral - Conheça os Alimentos e Nutrientes


Saiba mais sobre o abacate

O abacate é um fruto altamente nutritivo, rico em calorias provenientes sobretudo da gordura que contém. Grande parte desta é monoinsaturada, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

O abacate, ou pêra abacate, é um fruto, mas é habitual referirmo-nos a ele como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados.

De textura macia e sabor suave, o abacate pode ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido com casca, como sobremesa.

A polpa e a gordura do abacate são, há muito, empregues em cuidados de beleza, no tratamento da pele, fama que advém da sua riqueza em vitamina E e A. Pensa-se que alguns dos seus componentes químicos estimulem a produção de colagénio, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável.

As propriedades do abacate são excelentes para a pele, quer ele seja esmagado e usado como máscara facial, quer seja comido.

Apesar de ser conhecido por ser um fruto muito calórico (e é de facto, já que 100g de abacate fornecem cerca de 190 calorias), o abacate tem, contudo, uma enorme riqueza em nutrientes, muito diferente de alimentos que possuem apenas calorias vazias (calorias provenientes sobretudo de um nutriente, o açúcar ou a gordura, e sem vitaminas nem minerais).

O seu elevado teor calórico provém essencialmente das gorduras que são, em grande percentagem monoinsaturadas (12%) e algumas poliinsaturadas (2%).

O seu conteúdo em gordura monoinsaturada (principalmente ácido oleico, como o azeite) e vitamina E, faz deste fruto um alimento com poderosa acção antioxidante. Esta sua propriedade oferece protecção contra o cancro e doenças cardiovasculares.

A vitamina E tem capacidade de proteger o colesterol das LDL (mau colesterol), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigénio. Desta forma reduz os riscos de problemas cardiovasculares.

A vitamina E desempenha um papel importante na contagem e mobilidade dos espermatozóides. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina E pode melhorar a fertilidade nos homens.

Estudos recentes revelaram que dietas ricas em vitamina E podem oferecer protecção conta a doença de Parkinson, apesar de serem necessárias investigações mais conclusivas.

O abacate é rico em potássio, mineral importante na regulação da tensão arterial. A carência de potássio pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares.

Este fruto é igualmente uma boa fonte de vitamina B6, importante para ajudar a aliviar as mudanças bruscas de temperamento das mulheres com problemas de tensão pré-menstrual.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar