Nutrição Geral - Conheça os Alimentos e Nutrientes


Fitoquímicos contra o envelhecimento

O envelhecimento é inevitável e a doença parece uma fatalidade para muitas pessoas. Existem substâncias responsáveis pelo desenvolvimento destes processos e outras que podem ajudar a atenuá-los. Mais uma vez, a alimentação tem um papel decisivo na rapidez com que este processos acontecem.

Pelo simples facto de existirmos e estarmos vivos, naturalmente o nosso corpo produz substâncias (Radicais Livres de Oxigénio) que, lentamente, vão danificando as nossas células, causando doença e envelhecimento a longo prazo. No entanto, o corpo possui sistemas naturais de defesa que nos protegem dessas agressões.

Os Radicais Livres de Oxigénio são átomos de oxigénio muito instáveis que se formam durante o metabolismo celular e que ao transferirem energia para as células vizinhas as podem danificar.

As funções normais do organismo, como a respiração ou a actividade física, são produtoras normais de radicais livres que o organismo consegue controlar.

Há factores externos que podem contribuir para uma produção excessiva destas substâncias, como é o caso da poluição atmosférica, do fumo do tabaco, do stress, dos resíduos de pesticidas e outras substâncias tóxicas. Nestas circunstâncias, os sistemas habituais de remoção dos radicais livres, podem não ser suficientes.

Quando as células são atacadas pela acção dos radicais livres, as pessoas tornam-se mais susceptíveis a doenças cardiovasculares, certos tipos de problemas reumáticos e certos cancros. A formação de radicais livres está relacionada com o processo de envelhecimento celular.

Sistemas de defesa extra…

Para além dos sistemas naturais de defesa do organismo contra os radicais livres, existem outras substâncias capazes de anular a acção destes radicais - são os antioxidantes.

Antioxidantes como as vitaminas C e E, e os carotenóides (que incluem o beta-caroteno, o licopeno e a luteína) ajudam na protecção das células saudáveis contra o ataque dos radicais livres.

Os carotenóides estão presentes numa grande variedade de frutas e legumes (principalmente as de cor vermelha, cor de laranja, amarela intensa e verde escuro), e o beta-caroteno, o licopeno e a luteína têm-se demonstrado muito eficazes na redução dos estragos pelos radicais livres.

O beta-caroteno pode ser mesmo um aliado na luta contra o cancro da próstata.

O licopeno é o carotenóide encontrado principalmente no tomate (mas também na melancia, goiaba, toranja, entre outros), e é um poderoso antioxidante que parece exercer um papel protector contra doenças como cancro da boca, faringe, esófago, estômago, cólon, próstata e recto.

A luteína, presente nos brócolos, couves de Bruxelas, espinafres e gema de ovo, pode diminuir o risco de desenvolver a degeneração da mácula ocular.

O principal papel da vitamina E é como antioxidante, uma vez que parece ajudar na protecção das células contra o cancro, doenças cardiovasculares, envelhecimento, infertilidade e performance desportiva. A vitamina E actua em conjunto com a Vitamina C, oferecendo protecção contra a doença.

A vitamina C é um dos antioxidantes mais conhecidos e recentes pesquisas descobriram que ela pode diminuir o risco de desenvolver cataratas e outras doenças dos olhos. Em alguns estudos, esta vitamina ajudou a baixar a pressão sanguínea e o colesterol.

Os cientistas descobriram que pessoas que sofrem de asma, artrite, cancro, diabetes e doenças cardiovasculares têm menor quantidade de vitamina C em circulação no sangue do que pessoas saudáveis. Mais estudos precisam ser feitos para descobrir outros eventuais benefícios desta vitamina.

Nunca é demais relembrar…

Sabe-se que a fruta e os legumes ajudam a prevenir uma vasta gama de doenças, por serem grandes fontes de vitaminas antioxidantes, para além de outras vitaminas, sais minerais e fibras.

Apesar de os benefícios destes alimentos serem do conhecimento geral, muitas pessoas continuam a não consumir as 2-3 peças de fruta e 3-5 doses de legumes, recomendadas diariamente.

Fica a recomendação feita mais uma vez!

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar