Nutrição Geral - Alimentação Vegetariana


Saiba mais sobre o Tofu

O Tofu é um produto derivado da soja e pode ser utilizado em alternativa à carne, uma vez que é muito rico em proteínas e pobre em gorduras saturadas. É um produto de reduzido valor calórico, e constitui um excelente substituto da carne em muitas receitas.

O Tofu é muitas vezes chamado de “queijo de soja”, dada a sua semelhança com o queijo fresco comum e, porque é feito a partir de feijão de soja. O feijão de soja é cozido e moído, dando origem a um leite. A este “leite de soja” é adicionado um agente coagulante (o sulfato ou cloreto de cálcio, ou o cloreto de magnésio). A coalhada solidifica e é prensada, obtendo-se assim o tofu.

Das suas características nutricionais destacam-se a riqueza em proteínas e o baixo teor de gorduras saturadas. É um alimento sem colesterol. Consoante o coagulante utilizado, é rico em cálcio ou em magnésio. É uma fonte razoável de Vitamina E e é rico em Vitaminas B1 e B2. Também possui ferro e fósforo, sendo por isso muito importante no equilíbrio de uma dieta vegetariana.

Cada 100 g de tofu fornecem cerca de:

  • 112 calorias
  • 6,9 g de gordura, das quais:
  • 3,9 g poliinsaturadas
  • 2 g monoinsaturadas
  • 1 g saturadas
  • 11,6 g de proteínas

O tofu, bem como os feijões de soja e outros derivados, têm sido muito estudados, e pensa-se que podem constituir uma protecção contra certos tipos de cancro, como o da mama, e contra a osteoporose e sintomas da menopausa. A razão é que a soja contém substâncias – os fitoestrogénios- com actividade hormonal.

O consumo de tofu pode proteger contra as doenças cardiovasculares, se for utilizado em substituição das carnes gordas. Como não tem colesterol e tem pouca gordura saturada, contribui para a diminuição do colesterol no sangue.

O tofu pode substituir a carne em vários pratos. O seu sabor suave pode ser acentuado recorrendo a uma infinidade de ervas aromáticas, ao molho de soja, ao azeite, etc.. Como é um alimento muito versátil, pode ser confeccionado de várias formas: cozido no vapor, marinado, salteado, cortado e adicionado em saladas, frito (ocasionalmente), grelhado, estufado juntamente com legumes, etc.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar