Nutrição Geral - Alimentação Infantil


Truques para melhorar a alimentação da criança

Se está preocupado com o facto do seu filho não ingerir suficientes alimentos saudáveis (leite, fruta, legumes, etc.), aprenda a introduzir subtilmente mais nutrientes nas suas refeições.

As crianças são óptimas a adquirir costumes (bons e maus!), e qualquer alteração dos seus hábitos alimentares requer paciência, tempo e alguma subtileza.

Se o seu filho não gosta de leite, de queijo, hortaliças ou frutas, siga os nossos conselhos, e coloque estes ingredientes, disfarçadamente, nos pratos preferidos dos mais pequenos.

- Batido especial de banana:

Introduza no liquidificador (ou bata com a varinha mágica) 2 copos de leite meio gordo (para crianças com menos de 5 anos, faça com leite gordo), 2 bananas maduras cortadas, 1 copo de sumo de laranja natural e 1 pitada de baunilha. Bata até obter uma mistura cremosa e deliciosa. Coloque no frigorífico e sirva fresco (dá para 2 a 3 doses: convide amigos do seu filho e ofereça um lanche bem nutritivo).

- Supersanduíche de queijo

Barre duas fatias grandes de pão (tipo alentejano, de mistura) com uma camada fina de requeijão e coloque uma folha grande de alface em cada fatia. Coloque 3 fatias de queijo flamengo em cima do pão e junte as fatias. Parta em quatro partes (os miúdos gostam mais se lhe apresentar mini-sanduíches!).

- Ovos mexidos especiais

Aqueça 1 colher de sobremesa de azeite numa frigideira antiaderente e junte-lhe 2 ovos batidos. Quando começarem a coagular, junte 2 colheres de sopa de requeijão, ½ copo de leite meio gordo e 1 colher de sobremesa de sementes de sésamo. Mexa até que esteja pronto. Condimente com sal e pimenta a gosto.

- Banana gelada

Corte ao meio (transversalmente) uma banana firme, e insira um pau de gelado em cada extremo cortado da banana. Molhe cada metade da banana em leite meio gordo e depois “passe-a” (como se fosse um panado) por gérmen de trigo. Envolva cada metade em papel de alumínio e leve ao congelador. Em uma hora ficam geladas e deliciosas.

- Sumos naturais de frutas variadas

Experimente misturar frutas e legumes:

  • 2 laranjas, 4 morangos e 1 cenoura
  • ½ manga madura, 1 maçã verde, 1 copo de água
  • 2 laranjas, ½ beterraba e 2 cenouras
  • 1 pêssego, 1 fatia de melancia e 2 ameixas vermelhas

Neste Verão, substitua todos os refrigerantes e colas por estes sumos de fruta natural (ou invente outras combinações).

Esprema o sumo das laranjas, e nos restantes frutos e vegetais, deve ser aproveitada também a polpa (bata tudo no liquidificador). Pode acrescentar água. Sirva em copos altos e com palhinhas coloridas.

- Em vez de rebuçados e outras guloseimas, tenha sempre à mão dos mais pequenos, frutas secas (alperces, banana, passas, ameixas, etc.), que são doces como os rebuçados, mas fornecem, para além do açúcar, vitamina A e cálcio. Não confunda fruta seca com fruta cristalizada.

- As hortaliças e legumes como o espinafre, couves, brócolos, feijão verde, couve-flor e outros, não são a refeição ideal de nenhuma (!) criança. Pode no entanto, saltear esses legumes com um pouco de azeite, cebola e alho, e adicionar queijo ralado.

- Pizza de espinafres

Uma pizza caseira, feita com uma base de farinha integral, e composta com ingredientes saudáveis, pode ser um petisco apetitoso para um dia especial.

Faça um molho de tomate caseiro, espalhe na base e adicione cerca de 400 g folhas de espinafres cozidas. Em cima coloque queijo mozzarela. Pode acrescentar cogumelos.

- Salada primavera

Corte em juliana muito fininha: alface tenra, couve roxa e couve branca. Junte 3 cenouras raladas. Misture muito bem e tempere com azeite e vinagre. Se este tempero não for bem aceite, faça um molho com: 1 colher de sopa de maionese, 2 colheres de requeijão, 1 colher de iogurte natural e 1 colher de sobremesa de concentrado de tomate. Mexa bem até obter um molho homogéneo e misture na salada.

 

 

Abrir para Impressão... Enviar a um amigo... Topo Voltar